Glaucoma

Oftalmologistas alertam: glaucoma é a 2ª causa de cegueira no Brasil

No dia 26 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. O glaucoma é uma doença na visão causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intra-ocular. Porém, podem ocorrer casos em que a pressão permanece normal. A doença pode aparecer em qualquer idade e em qualquer pessoa, porém, existe uma maior incidência a partir dos 40 anos, em indivíduos da raça negra, diabéticos, hipertensos, míopes e pacientes em uso prolongado de determinadas medicações. Isso não ocorre apenas porque a doença é incurável, mas também porque metade dos 900 mil brasileiros com glaucoma não sabe que sofre desse mal e, por isso, não faz nenhum dos tratamentos disponíveis para controlá-lo.

Conhecido como "ladrão da visão", o glaucoma danifica o nervo óptico (nervo que envia as mensagens visuais do olho para o cérebro) e conseqüentemente provoca a perda do campo visual. Existem vários tipos de Glaucoma, os mais comuns são o crônico, de origem familiar, e o agudo, que pode ser desencadeado por um processo inflamatório.

Diagnótico

Na maioria dos casos, a doença pode surgir e progredir sem sintomas significativos, causando perda da visão de forma gradual. A doença não pode ser percebida apenas pela observação do olho. Uma consulta de rotina pode diagnosticar o dano precocemente por meio da medida da pressão intraocular, do exame de fundo de olho, paquimetria (medida da espessura corneana) e do exame computadorizado de campo visual.

Causas

A pressão ocular elevada é o principal desencadeador do Glaucoma e pode ocorrer sem causar dor e sem alterações na visão, nos estágios iniciais da doença. Pessoas acima de 40 anos são mais propensas para o desenvolvimento do Glaucoma, mas existem outros fatores desencadeadores da doença, como predisposição genética, diabéticos, míopes e negros.

Tratamento
O tratamento da doença inicialmente é clínico, por meio do uso de colírios. Em casos mais graves, a cirurgia é uma opção para tentar preservar o campo visual.

 

Visita Virtual